Sabia que pode fazer a sua marcação online?

Basta preencher o seguinte formulário e aguardar o nosso contacto.

O implante é um sistema fixo instalado no osso alveolar com o intuito de reproduzir a função de uma ou mais raízes dentárias que se perderam.

O implante em si não é um dente artificial completo mas sim a raiz de titânio sobre a qual será construída uma prótese dentária (uma coroa ou uma ponte) ou seja funciona como um pilar sobre o qual assentará um ou mais dentes.

IMPLANTE DENTÁRIO: A DENTIÇÃO DEFINITIVA E CONFORTÁVEL

Actualmente os implantes de titânio são a melhor opção para a reposição de dentes, seja em casos com boa quantidade óssea, ou em casos com falta de osso.

Estas modernas técnicas podem devolver o sorriso aberto, a mastigação forte e segura, e a auto estima do paciente.

A boca é um sistema integrado onde cada parte tem sua função.

Se perdermos um dente, ocorre a desarmonia o que compromete a função mastigadora e ameaça os outros dentes. Próteses convencionais foram e ainda são soluções adequadas para vários casos. Porém se compararmos os seus resultados com os obtidos pelas próteses sobre implantes encontramos muitas vantagens desta nova técnica:

  • Falar.
  • Mastigação.
  • Lavagem.
  • Sorriso aberto.
  • Não há lugar a cáries.
  • Recuperação estética
  • Substitui próteses removíveis, dentaduras e pontes fixas, melhorando a estética.
  • Higiene oral facilitada

As fases de tratamento consistem em:

  1. Exame clinico e diagnóstico (Tac/Rx/Fotografias e modelos de estudo para planeamento do caso)
  2. Fase cirúrgica - para colocação de implantes dentários
  3. Fase protética - para confeção e colocação da prótese dentária (normalmente 3 a 6 meses após a cirurgia, podendo em casos especiais fazer-se colocação imediata de dente provisório)
  4. Fase manutenção - para vigilância periódica dos implantes dentários


Vantagens da colocação de um implante dentário:


A técnica de implantes dentários tem grandes vantagens:

  • As próteses dentárias são totalmente fixas e de dimensões reduzidas;
  • Não necessita danificar/desgastar nenhum dente natural vizinho;
  • Melhoria da estética e conforto na mastigação;
  • Rejuvenescimento da face;
  • Impedir a reabsorção do osso no local onde se perderam os dentes
  • Os implantes têm actualmente uma taxa de sucesso de 98% e se bem controlados, não necessitam ser substituídos pelo que podem durar toda a nossa vida.

Os Implantes dentários oferecem uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, assemelhando-se, funcionando e sentindo como dentes reais. Com implantes volta-se a mastigar sem dor ou irritação alimentos outrora proibidos.

Normalmente o desconforto doloroso não é um problema.

Os utentes relatam que tirar um dente foi mais doloroso que a colocação de um implante dentário.

O médico utiliza uma anestesia local de modo a controlar a dor na fase da cirurgia.

IDADE DOS PACIENTES

Todas as pessoas podem colocar implantes dentários, desde que exista osso disponível. Se não houver osso suficiente para a colocação de um implante existem vários procedimentos para contornar esse problema (enxertos e regeneração óssea guiada).

Os fumadores são referidos como pacientes de risco para a colocação de implantes uma vez que o tabaco afecta a cicatrização do osso e da gengiva pelo que podem ser esperadas mais complicações nestes pacientes, com maior taxa de infeções pós-cirúrgicas e cicatrizações mais demoradas.

Igualmente a taxa de sucesso da osteointegração dos implantes é cerca de 10% inferior nos pacientes grandes fumadores.

A perda óssea à volta do implante, ao longo do tempo pode ser, também, mais acentuada neste grupo de pacientes.


A DURAÇÃO DE UM IMPLANTE

Os implantes actuais são constituídos por materiais muito resistentes e desenhados para suportar as cargas da mastigação, quando bem distribuídas, por muitos anos.

A maior parte das complicações, quando ocorrem, são falhas do próprio organismo e aparecem em redor do osso que suporta os implantes, podendo resultar na perda do implante/prótese.

Esta situação pode ser derivada da sobrecarga mastigatória sobre o implante ou mau controlo de higiene oral por parte do paciente.


MANUTENÇÃO

Os implantes carecem de alguns cuidados, tal como os dentes naturais.

A participação do paciente é muito importante durante toda a duração do tratamento, seguindo as recomendações profissionais.

Após a conclusão da fase protética, o paciente deverá estar motivado para o controlo e manutenção do implante.

Este tipo de tratamento oferece um alto índice de sucesso e proporciona uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes que tenham perdido um, muitos ou todos os dentes é uma extraordinária possibilidade de reabilitação oral.


CONSELHOS PARA A HIGIENE ORAL DOS IMPLANTES

  • Cuidados pelo paciente: a escovagem diária e a utilização de fio são essenciais para o sucesso a longo prazo dos implantes dentários. Há muitos outros produtos que poderão estar indicados e o profissional de saúde estabelecerá um regime de higiene oral específico para cada paciente.

  • Escovagem: os profissionais poderão recomendar o uso de uma escova manual ou eléctica e para cada caso, farão uma revisão das técnicas de escovagem adequadas para a limpeza eficaz da área onde os implantes estão ccolocados
  • Sistemas de irrigação: estes sistemas são eficazes a remover resíduos alimentares e na redução da acumulação de placa dentária ao redor de implantes dentários. Os profissionais poderão indicar o seu uso conjuntamente com alguma solução irrigadora.

  • Fio dentário: o uso diário do fio ou fita dentária é essencial para remover a placa bacteriana em redor dos implantes, por baixo de pontes fixas e barras.
  • Escovilhões interdentários: são especialmente desenhados para limpar entre os dentes e os implantes. Não substituem a escovagem normal mas ajudam muito na higiene de espaços interdentários aumentados.

  • Visitas dentárias: recomenda-se a visita periódica a cada 3-6 meses.