Sabia que pode fazer a sua marcação online?

Basta preencher o seguinte formulário e aguardar o nosso contacto.

A doença periodontal (gengival), que inclui a gengivite e a periodontite, consiste numa infecção bacteriana crónica que, quando não tratada pode provocar a perda dentária.

Esta doença afecta mais de 50% da população e é causada principalmente pela placa bacteriana (saliva, restos alimentares e bactérias) que se acumula sobre os dentes e gengivas.

Existem no entanto outros factores que contribuem para o agravar da doença periodontal, tais como:

  • Tabaco
  • Diabetes não controlada
  • Factores genéticos

Estes factores explicam porque razão a susceptibilidade individual de cada indivíduo pode levar a que para a mesma quantidade e qualidade de placa bacteriana nalguns indivíduos é responsável por desenvolver formas severas da mesma doença e outros não.

Tipos de Doença Periodontal

Gengivite

A gengivite é a forma menos severa da doença periodontal. Nesta fase as gengivas apresentam-se vermelhas e inchadas e com tendência a sangrar. Trata-se duma situação reversível, pouco desconfortável e frequentemente causada por higiene oral incorrecta.

Periodontite

Nos indivíduos com tendência para a doença, a gengivite não tratada poderá evoluir para periodontite. Nestes casos o osso recua afastando-se da gengiva doente e os dentes começam a ter mobilidade. Durante o processo as gengivas descolam das raízes dos dentes formando bolsas periodontais, o que facilita a acumulação de bactérias e tártaro por dentro das gengivas. Esta doença é vulgarmente conhecida de “piorreia”.

Prevenção

A prevenção desta doença faz-se através de uma correcta higiene oral (escovagem, fio ou fita dentária e/ou uso de escovlhão) e pelo controlo de 6 em 6 meses pelo Médico Dentista.

TRATAMENTO

Gengivite

As destartarizações e uma boa higiene oral são muitas vezes suficientes para controlar e reverter o processo da gengivite ligeira.

Periodontite

Nas periodontites o tratamento passa pela descontaminação dos locais afectados através de destartarização associada ou não alisamentos radiculares na zona das bolsas periodontais.

Manutenção do tratamento periodontal

A doença periodontal é uma doença crónica, como tal, não tem cura, por esta razão é conveniente seguir um programa de manutenção. A periodicidade das consultas de manutenção dependem da susceptibilidade do individuo à recidiva bem como a severidade da doença.