Sabia que pode fazer a sua marcação online?

Basta preencher o seguinte formulário e aguardar o nosso contacto.

O que é uma cárie dentária?

É uma doença infecciosa multi-factorial que conduz à destruição das estruturas dentárias, originando cavidades e perdas de esmalte/dente.

As bactérias que lhe dão origem aglomeram-se numa película aderente às superfícies dentárias e também ao dorso da língua, formando uma estrutura designada placa bacteriana.

Tratamento de Cáries

A Placa Bacteriana

É uma estrutura que adere aos dentes e que consiste numa massa composta por restos alimentares que se forma sobre os dentes a partir da saliva, habitada por um elevado nú mero de bactérias da flora oral que se multiplicam.

As bactérias da placa bacteriana produzem ácidos que destroem o esmalte formando cavidades e provocam as chamadas cáries dentárias.

Os ácidos são o resultado de alterações do PH decorrentes da fermentação dos alimentos de elevado teor em hidratos de carbono e açúcares.

A cárie deve ser tratada logo que é detectada quando ainda não existe cavidade, o que possibilita um tratamento com técnicas muito simples e sem dor.

PREVENÇÃO DAS CÁRIES DENTÁRIAS

Uma boa higiene oral, o uso de flúor, a aplicação de selantes de fissuras (verniz fluoretado que liberta flúor a longo prazo, prevenindo desta forma a cárie.) e uma redução moderada no consumo de açúcares são medidas eficazes.

A utilização de uma escova, dentífrico e técnica de escovagem adequadas, aconselhadas pelo seu técnico de saúde.

FASE INICIAL DA CÁRIE DENTÁRIA

Na sua fase inicial, onde apenas o esmalte está afectado normalmente não provocam dor e normalmente só são identificadas pelo dentista.

FASE AVANÇADA DA CÁRIE DENTÁRIA

Numa fase avançada, cárie profunda, existe a destruição do esmalte e da dentina, com formação de uma cavidade no dente. Nesta altura pode haver dor ao frio ou quente e com alimentos doces.

Numa fase muito avançada a cárie atinge vasos e nervos, a destruição do dente atinge a polpa e existe dor, dando muitas vezes origem a um abcesso que, se não for tratado, poderá evoluir para granuloma e consequentemente quisto.

Nem sempre estas fases são associadas a dor e sequenciais, ou seja nem sempre há dor e passagem por todas as fases. Um dente pode passar de uma fase não dolorosa ou com ligeira sensibilidade para um abcesso ou granuloma se a cárie não for tratada.

O melhor remédio é mesmo fazer o despiste com visitas regulares ao dentista para verificar a existência das mesmas e tratar atempadamente por forma a evitar situações mais complexas.